Acesso de Autores



             
 
Home arrow Artigos arrow Sociaisarrow Administraçãoarrow Marketing e Propagandaarrow Todo Marqueteiro é Mentiroso?

No momento existem 33312 artigos de qualidade escritos por 7545 autores

Acessos
1254
Publicado em
2010-06-25

Todo Marqueteiro é Mentiroso?

Rogerio JobRogerio Job
rogeriojob.email@gmail.com
www.rogeriojob.com
Hoje vou falar um pouco de um dos meus livros preferidos. Mas não se deixe enganar pelo título em português, “Todo Marqueteiro é Mentiroso”, de Seth Godin. Abra sua mente e leia este curto artigo antes de apedrejar estes incompreendidos profissionais.

De acordo com Godin, todo marqueteiro não tem outra opção a não ser mentir para conseguir vender. Mas antes que você torça o nariz, entenda que todo marqueteiro é taxado de mentiroso porquê TODO CONSUMIDOR É MENTIROSO. Segundo Godin, as pessoas contam mentiras para si próprias na hora de comprar.

Isto é muito fácil de entender quando você vê propagandas na televisão. Você, mulher, vai ficar tão linda quanto aquela top model, basta usar o mesmo shampoo. E você, homem, vai conquistar lindas mulheres, basta usar o mesmo aparelho de barbear que o famoso jogador de futebol usa. No fundo, é realmente nisso que as pessoas querem acreditar e ponto!

Entretanto, Godin redime todos os marqueteiros ao dizer que “mentiu” no próprio título do livro pois o mesmo deveria se chamar, “Todo marqueteiro é um contador de histórias”. Tanto isto é verdade que Godin persuadiu o editor a mudar a capa de sua obra, originalmente chamada, “All Marketers Are Liars” (Todos os marqueteiros são mentirosos), riscando o “Are Liars” e adicionando “Tell Stories” (contam histórias ou estórias, você escolhe). Mas se ele tivesse falado “a verdade” desde o início, o livro não teria a menor graça e não teria sido o best seller que foi. Mais uma lição implícita dada por Godin.

E não adianta alguém vir com aquela manjada lição de português de que história narra fatos e estória conta fábulas pois o público definitivamente quer uma “história fabulosa” e irá preferir um “filme de Hollywood baseado em fatos reais” e cheio de glamour à uma narrativa sem criatividade do tipo “Boletim de Ocorrência”.

Godin conclui dizendo que a vida das empresas, instituições e personalidades será muito mais bem-sucedida quando entenderem que o excelente marketing é aquele que conta uma excelente história. Ao mesmo tempo em que você deve ser honesto, você deve satisfazer a necessidade de um público cada vez mais exigente, que não quer apenas o “melhor produto do mundo”, mas também quer “a melhor história do mundo”.

E cá entre nós, quem é que não gosta de uma boa história?

Sobre o Autor

Rogerio Job é autor de diversos artigos, ebooks e vídeo tutoriais que mostram como ganhar dinheiro online trabalhando em casa e usando poderosas estratégias de internet marketing. Visite seu website: http://www.RogerioJob.com


Artigos Artigos licenciados sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, publicar em jornais, revistas, websites e outros meios de comunicação desde que seja dado crédito ao autor original (cite as informações Sobre o Autor e o link para a fonte do artigo: Fonte: www.artigos.com)

Autor em Destaque


Stéphany Gonzaga Edmundo

Nós temos 116 visitantes online