Acesso de Autores



             
 

Home arrow Artigos arrow Artigos Acadêmicosarrow Educaçãoarrow Ética pedagógica: é falar de uma convivência humana.

No momento existem 17302 artigos de qualidade escritos por 1941 autores

Acessos
12358
Publicado em
2009-06-13

Ética pedagógica: é falar de uma convivência humana.

Profª Drª   Yara KassabProfª Drª Yara Kassab
Falar de ética pedagógica e convivência humana é falar de socialização, da transmissão de valores, da possibilidade de um impulso à transformação, é falar do outro, não apenas o outro imediato próximo com quem se convive ou com quem se depara casualmente, é o outro que está presente no futuro em qualquer lugar e a qualquer distancia.
O principio da ética pedagógica fundamenta-se de que o outro é um sujeito de direitos e que sua vida deve ser digna e plena de liberdade, pautada na ética da convivência humana, não apenas pautada no que já se tem no que já se realizou e no que se é, mas também por tudo aquilo que se pode vir a ter, a realizar e a ser alicerçado nos deveres e direitos de cada um.
Define-se, então, que a ética pedagógica encontra-se presente em todas as disciplinas educacionais comprometidas com o desenvolvimento integral da pessoa, preparando-a para saber ser, um ser critico, reflexivo, afetivo, participativo, comprometido e saber conviver como um cidadão do mundo e para o mundo.
A propósito o texto de Edgar Morin faz lembrar que ética ensina a:
Civilizar e solidarizar a terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade torna-se objeto fundamental e global de toda educação que aspira não apenas o progresso, mas à sobrevida da humanidade. A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca de individuo para individuo, de todos para todos. A educação do futuro deverá ensinar a Ética da compreensão planetária. (MORIN, 2000: p.78).

É na escola com sua função social que a ética pedagógica encontra o seu norte, possibilitando a construção de uma convivência humana pautada na justiça, no respeito, na igualdade cívica, na dignidade da pessoa, na democracia, na solidariedade.

Referencia Bibliográfica

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Médio/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília DF: MEC/SEF, 1999.
MORIN, Edgar, A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

Veja mais informações sobre o autor...

Comentários (1)
porBeto Sansao, abril 11, 2014
Adorei a resposta muito esclaretivo em poucas plavras
Resultados 1 - 1 de 1
Artigos Artigos licenciados sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, publicar em jornais, revistas, websites e outros meios de comunicação desde que seja dado crédito ao autor original (cite as informações Sobre o Autor e o link para a fonte do artigo: Fonte: www.artigos.com)

Autor em Destaque


Helena Sampaio Costa

Advertisement
Nós temos 100 visitantes e 1 membro online