Acesso de Autores



             
 
Home arrow Artigos arrow Humanasarrow Educaçãoarrow Ética pedagógica: é falar de uma convivência humana.

No momento existem 31257 artigos de qualidade escritos por 7109 autores

Acessos
10459
Publicado em
2009-06-13

Ética pedagógica: é falar de uma convivência humana.

Profª Drª   Yara KassabProfª Drª Yara Kassab
yarakassab@usp.br
Falar de ética pedagógica e convivência humana é falar de socialização, da transmissão de valores, da possibilidade de um impulso à transformação, é falar do outro, não apenas o outro imediato próximo com quem se convive ou com quem se depara casualmente, é o outro que está presente no futuro em qualquer lugar e a qualquer distancia.
O principio da ética pedagógica fundamenta-se de que o outro é um sujeito de direitos e que sua vida deve ser digna e plena de liberdade, pautada na ética da convivência humana, não apenas pautada no que já se tem no que já se realizou e no que se é, mas também por tudo aquilo que se pode vir a ter, a realizar e a ser alicerçado nos deveres e direitos de cada um.
Define-se, então, que a ética pedagógica encontra-se presente em todas as disciplinas educacionais comprometidas com o desenvolvimento integral da pessoa, preparando-a para saber ser, um ser critico, reflexivo, afetivo, participativo, comprometido e saber conviver como um cidadão do mundo e para o mundo.
A propósito o texto de Edgar Morin faz lembrar que ética ensina a:
Civilizar e solidarizar a terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade torna-se objeto fundamental e global de toda educação que aspira não apenas o progresso, mas à sobrevida da humanidade. A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca de individuo para individuo, de todos para todos. A educação do futuro deverá ensinar a Ética da compreensão planetária. (MORIN, 2000: p.78).

É na escola com sua função social que a ética pedagógica encontra o seu norte, possibilitando a construção de uma convivência humana pautada na justiça, no respeito, na igualdade cívica, na dignidade da pessoa, na democracia, na solidariedade.

Referencia Bibliográfica

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Médio/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília DF: MEC/SEF, 1999.
MORIN, Edgar, A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

Sobre o Autor

Yara Kassab Professora doutora Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizou o mestrado em História da Ciência também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; tendo como dissertação: O papel do riso na educação infantil elisabetana segundo Richard Mulcaster (c.1531-1611); doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, tendo como pesquisa de sua tese : As Estratégias Lúdicas nas Ações Jesuíticas, nas Terras Brasílicas (1549-1597), "Para a Maior Glória de Deus". Ministra aulas na graduação e pós graduação de Teorias e Correntes Pedagógicas,  Políticas Públicas e Educação e História da Educação no Centro Universitário Radial/ Estácio de Sá; ministra também aulas de Projetos e Técnicas de Pesquisa em Educação e Administração Escolar no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, ambas na cidade de São Paulo - Capital. Tem publicado, livro para alfabetização, artigos ciéntificos   financiado pelo Departamento  de Investigação Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação da Universidade de Aveiro, artigos eletronicos publicados pela Associação Nacional de História ANPUH. Membro da Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispano e da Associação Nacional de História e Representante Docente da Comissão Permanente de Avaliação Institucional da UniRadial/ Estácio de Sá.


Artigos Artigos licenciados sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, publicar em jornais, revistas, websites e outros meios de comunicação desde que seja dado crédito ao autor original (cite as informações Sobre o Autor e o link para a fonte do artigo: Fonte: www.artigos.com)

Autor em Destaque


Jose Carlos

Nós temos 94 visitantes online