Acesso de Autores



             
 
Home arrow Artigos arrow Humanasarrow Educaçãoarrow A EDUCAÇÃO E SEUS PROBLEMAS - PARA ALÉM DOS DISCURSOS

No momento existem 31242 artigos de qualidade escritos por 7108 autores

Acessos
9554
Publicado em
2009-09-05

A EDUCAÇÃO E SEUS PROBLEMAS - PARA ALÉM DOS DISCURSOS

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
Um dos problemas mais sérios da educação hoje reside na desesperança e até desconfiança que vem tomando conta dos professores. As atitudes de nossos governos no processo de gestão da educação tem sido elemento vital no processo de destruição da educação já provada em provas, exames e na própria análise do dia dos educando que vão ser no final as maiores vítimas de uma situação hoje caótica desenvolvida pelo sistema que insiste fortemente em destruir os anseios populares. Os governos que hoje se sucedem no Poder não têm uma política séria traçada para a educação e vem insistentemente promovendo a completa falta de respeito aos educadores que acabam tendo que amargar uma desmotivação forte e que influi seriamente em sua prática pedagógica. Como exigir que os alunos motivem seus alunos se eles próprios não se sentem motivados nem respeitados? Como querer que a escola funcione a contento quando seus personagens principais ( Alunos e professores ) estão com uma auto – estima cada vez mais baixa e cada vez mais fraca no sentido de criar , produzir e crescer? A Escola não representa os anseios dos que nela estão e a rua , o tráfico e outras anomalias sociais são mais atrativas que o ambiente escolar.
O problema maior da educação hoje é que a responsabilidade pelo processo de formação vem sendo dada a professores que hoje chegam em sala de aula mal formados, desacreditados e desrespeitados tanto pela sociedade quanto pelos governantes. A culpa pelo fracasso da educação brasileira certamente vai se debitada aos professores que certamente hoje não podem com uma jornada tripla de trabalho, com números excessivos de alunos em sala e com total falta de estímulo desenvolver trabalhos eficazes e formas coerentes e seguras de desenvolver o trabalho docente. Hoje na Escola há um processo talvez proposital ou não de desconfiança nos educadores que passam a ser únicos responsáveis pelo processo de ensino x aprendizagem e são cobrados pelos gestores, pelos pais, pela comunidade e por todos membros da sociedade que não reconhecem seus papéis no processo e não assumem os verdadeiros preceitos de responsabilidade que hoje deveria ser repartida para o alcance de uma educação de qualidade para todos indistintamente.
Os rumos da escola apontam claramente para o fracasso quando não há participação da sociedade na exigência da Escola de qualidade e coloca o processo educacional como uma necessidade secundária. Quantos casos vemos de pais que preferem dar um aparelho celular aos filhos ao invés de livros. Quantos casos vemos de governantes que desviam recursos para a educação , não investem o previsto em lei para essa necessidade social e , pasmem, continuam impunes. Não vemos em nenhum momento um questionamento sério em relação à negação da educação de qualidade em nossos povos e muitos casos escabrosos de desvio de verbas da educação terminam como motes para piadas e discussões inócuas. Não temos em momento algum econtrado na educação uma situação de ganhos e sim de perdas. O que fazem nossos políticos que ainda hoje utilizam o discurso da educação como mero trampolim político? Onde está a verdade no processo de geração da educação de qualidade? Educação o que é são números ou resultados em provas? O que é a educação , afinal?
Mesmo com tantos problemas o processo de educação teima em resistir. Quantos casos e experiências maravilhosas ocorrem na educação e que não aparecem em quadros da mídia que prefere dar sempre lugar a situações que façam com que nosso povo perca cada vez mais a confiança nos educadores? A educação de qualidade só será alcançada plenamente se houver mudança na cultura de nosso povo para exigir mudanças, ousar o novo e finalmente promover a justiça , o bem comum e a dignidade. Para garantir uma educação de qualidade é preciso que haja uma mudança também em hábitos da sociedade que deve exigir um direito que está expresso em leis que são vilipendiadas pelos governantes e que ninguém ousa contrapor. Educação de qualidade sugere exclusivamente bons salários para educadores, gratificação por criatividade em métodos e ações, investimentos em recursos para a escola funcionar, mobilização das comunidades em torno de seus direitos legítimos e, sobretudo, devolução da dignidade em muitos caso perdida e arquitetada pelos poderosos em torno da figura do professor e na colocação deste como empecilho ao desenvolvimento dos educandos. A luta por educação de qualidade deveria ser uma bandeira efetiva e não discursos vagos e sem vida que hoje tem colocado muitos no poder. Educação de qualidade é, sobretudo mudança e é de mudança que nossa sociedade precisa para o bem de todos e para o resgate da cidadania que precisa ser fortalecida para o bem da nação e de seu povo.

Sobre o Autor

professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR, mantenho ação nos blogs aprendizesdanatureza.blogspot.com, caosnaeducacao.blogspot.com e radiouivintes.blogspot.com

Estou aberto para debates, seminários e palestras dentro da temática meio - ambiente, educação e cultura em geral.

Entre em contato pelo e - mail djacyrsouza@gmail.com


Comentários (1)
pormarccos pachecao, setembro 14, 2009
Quero parabenizar pelo artigo e apoiar a sua fala, porém aqui em Minas Gerais o governo Aecio Neves gasta mais em propaganda do que em educação. Um exemplo nestes 7 anos de governo é que não inaugurou sequer uma escola, temos o piso mais baixo do país que é de R$336,00 e além do mais, a pressão por resultados em não reprovar o aluno é grande, pois sem reprovação a verba federal aumenta, com tudo isto nossa classe está mais doente, desiludida com este sistema de choque de gestão.
Resultados 1 - 1 de 1
Artigos Artigos licenciados sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, publicar em jornais, revistas, websites e outros meios de comunicação desde que seja dado crédito ao autor original (cite as informações Sobre o Autor e o link para a fonte do artigo: Fonte: www.artigos.com)

Autor em Destaque


Telúryca Lucrécya Floriano Gonçalves Pinheiro

Nós temos 107 visitantes online