Comentários (7)
Por

CIPA OBRA CIVIL
BOM DIA, SR HEITOR
TRABALHO PARA UMA EMPRESA QUE POSSUI 3 TRES CANTEIROS DE OBRAS, 2 FRENTE DE SERVIÇO E DE UM MUNICÍPIO A A OUTA E DE MUNICÍPIO DIFERENTE, OS NÚMEROS DE EMPREGADOS MAXIMO E DE 45, COMO SERÁ O MEU DIMENSIONAMENTO, A MINHA CLASSE SE ENQUADRARIA NO 18a E ESTUDEI NA NR 5 ATUALIZADA SERIA A PARTIR DE
E A NR 18.33 ESTABELECE, PELO MENOS 1 TITULAR, E 1 SUPLENTE PARA O EMPREGADO E O MESMO PARA OS EMPREGADOS.


E SE O EFETIVO AUMENTASSE O QUE EU DEVO FAZER?


AGRADEÇO DESDE JÁ

JESSICA C.
Por

CIPA
Boa noite,

O ramo da empresa onde eu trabalho é construção de Edificio, embora esta mesma presta diversos serviços a prefeitura tais como: reforma de praças estreitamento de vias, contenções, drenagem e pavimentaçao. Cada frente de obra é denominada na seguinte forma 1 obra regional noroeste 2 obra urbel 3 - (obras terceirizadas) Obra Edificio horizontes (obra privada)cada obra tem aproximadamente 30 colaboradores ambas consta em um mesmo municipio com distancia entre ambas variavel. Posso montar uma CIPA centralizada ou tenho que montar uma CIPA por obra?

Desde já agradeço e aguardo retorno!

Att,

Claudiano
Claudiano.tecseg@yahoo.com.br
Por

CIPA Provisória
O que é uma eleição paritária?
Por

Resposta a Ana Paula:
Prezada colega:
Pelo que entendi, trata-se de situação NÃO PREVISTA no item 18.33 da NR-18 (Não é canteiro de obras) e portanto, recaindo na Portaria 24, de 27 de maio de 1999, considerando escritório com efetivo compreendido entre 21 e 50 empregados.
Para esse caso a CIPA deverá ser dimensionada em função da Portaria 24, citada, levando-se em conta ser o escritório enquadrado em um dos CNAE correspondentes aos Grupos C-18 ou C-18a da NR-05 e não possuir CIPA Centralizada.
Por

Construtora - montagem de CIPA
Um empresa da qual a atividade principal é construção de edificios- grau de risco 3, e está tendo a elaboração do PPRA da administração (escritório), considerando apenas serviços administrativos, como devo proceder na orientação sobre a CIPA? Devo considerar a montagem da CIPA, conforme quadro I da NR-05 atual sendo apartir de 51 funcionários, ou devo considerar a NR-18 apartir de 20 funcionários?
Por

Resposta ao leitor
Prezado Godoy:
Apesar de não haver referencia na atual NR-05 o fato é que a Portaria Nº 24, de 27/08/199, encontra-se em vigor. Portanto, para todos os efeitos, vale a Lei e seu cumprimento.

Boa sorte e muito sucesso para você.
Por

Concordo, mas...
Boa tarde Sr. Heitor Borba.
Concordo com o Senhor sobre o referido artigo, entretanto, a última redação da NR-05 em seu Quadro I, há um asterisco na palavra GRUPOS (*GRUPOS), remetendo o leitor a NR-18, a qual não faz referência a Portaria Nº 24, de 27/08/199 e Portaria Nº 33, de 27/10/1983.
O que fazer neste caso ? Como cumprirei o que não há referência na redação atualizada ?

Grato.

Godoy.
tecnico@evolucaoconsultoria.com.br

Comentar Ver todos 7 comentários