COMO SABER SE TENHO VEIAS PERFURANTES NAS PERNAS?

As veias perfurantes comunicam o sistema venoso superficial com o profundo nas pernas, drenando o sangue do primeiro para o segundo. Cerca de 90% desse sangue encontra-se no sistema profundo e, quando estas veias estão insuficientes (doentes), elas drenam o sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando sintomas, como inchaço, perda de pelos e escurecimento da pele (dermatite), inclusive podendo causar feridas e sangramento.

As veias perfurantes insuficientes são uma das principais causas de recorrência de varizes após um procedimento, independentemente se for feito a laser, espuma ou cirurgia.

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, orienta: “Infelizmente, ainda são poucos cirurgiões vasculares que tratam as veias perfurantes. A causa disso é que acreditava-se que ao retirar/tratar a veia safena, elas voltariam a funcionar. Mas, após acompanhamento de pacientes que não tiveram as perfurantes tratadas, as varizes voltaram depois de dois anos”.

Diagnóstico

As veias perfurantes não podem ser vistas/identificadas a olho nu. Contudo, um exame físico realizado por um médico experiente pode levantar a hipótese, pois são veias de alta pressão.

Para a confirmação e identificação, deve-se fazer um ultrassom doppler. Normalmente, elas se localizam perto do tornozelo (local com maior incidência de feridas), mas podem estar presentes em qualquer lugar das pernas.

O exame deve ser realizado de forma minuciosa para identificar essas veias e verificar se estão insuficientes, pois sempre que reconhecidas, devem ser tratadas. É importante ressaltar que um exame feito rapidamente não conseguirá identificá-las.

Tratamento

“O principal problema das veias perfurantes incompetentes atualmente é que ainda existem cirurgiões vasculares sem as habilidades necessárias para tratá-las. Hoje, o tratamento pode ser feito com ligadura simples, no qual identificamos previamente a localização e damos um nó na veia, ou podemos fechá-la com laser. Ambas as técnicas são muito seguras e podem ser realizadas com anestesia local”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

A combinação de uma cirurgia de retirada de varizes ou laser com o tratamento de veias perfurantes faz uma restauração do fluxo venoso das pernas, melhorando os sintomas, a estética e ainda, comprovadamente, diminuindo a possibilidade de recidiva das varizes e complicações.

Importante!

Caso você tenha realizado um exame de ultrassom que identificou insuficiência de veia perfurante, pergunte ao seu médico sobre as opções de tratamento. Caso ele diga que não precisa tratar, procure uma segunda opinião. Você tem o direito de buscar um tratamento adequado.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Site: https://www.ocirurgiaovascular.com.br

Publicado
Visualizações
1.012
Votos
1