A DOR É INEVITÁVEL COM O ENVELHECIMENTO?

À medida que envelhecemos, principalmente após os 40 anos, algumas dores incômodas resultantes do desgaste físico são naturais. A cartilagem que protege as articulações pode se deteriorar com o tempo, junto aos discos que protegem as vértebras da coluna. Além disso, alguma diminuição da flexibilidade também é esperada.

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, a partir dos 30 anos de idade há a perda de 1% da massa muscular do corpo. Por isso, ter hábitos saudáveis e manter atividade física é fundamental para um envelhecimento saudável e com menos dor.

“Quando a pessoa não se exercita ou não mantém uma rotina saudável, o envelhecimento cria um golpe duplo e adiciona dor ao dia-a-dia, que, inclusive, piora com o tempo. Apesar disso, não existe uma regra para todos: são muitas as variáveis. A maioria das dores crônicas resulta do desgaste no pescoço, nas costas ou nas extremidades”, explica.

A dor tenta fazer com que a pessoa não use os membros doloridos, podendo causar perda de função nas articulações, músculos e estruturas adjacentes. Com esse desuso, o suprimento de sangue para a área é reduzido e a artrite pode se instalar, aumentando ainda mais a dor e o desconforto.

Tratamento

A atividade física restaura a circulação, o que é bom para os ossos e articulações. Além disso, para o tratamento, pode-se associar medicações que aliviam a dor, diminuem a inflamação, aumentam a circulação no local e previnem o desgaste da articulação. Da mesma forma, uma dieta baseada em alimentos anti-inflamatórios também ajuda.

De acordo com o Dr. Daniel Benitti, para preservar a função e manter a vitalidade, os níveis de atividade devem ser aumentados gradualmente sem causar muito desconforto. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida, mantendo a independência para os afazeres cotidianos”, esclarece.

E você? Já está se cuidando para a terceira idade?

Se você começar a se cuidar cedo, certamente conhecerá a melhor idade!

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.ocirurgiaovascular.com.br

Publicado
Visualizações
847
Votos
1