TV, TABLETS E CELULARES FAZEM MAL PARA CRIANÇAS?

Você já observou como uma criança olha para uma TV, um celular ou um tablet? A tela é enorme e fascinante para ela e, enquanto observa as imagens, a cabeça e o olhar ficam fixos para a tela. Com isso, a criança acaba perdendo momentos importantes de interação humana e oportunidades de explorar um mundo novo.

O mesmo vale para outros brinquedos eletrônicos. Afinal, os gráficos e os sons são tão atraentes, que mantêm a atenção da criança por mais tempo do que um brinquedo tradicional.

Contudo, segundo estudos, durante o tempo em que a criança está assistindo uma tela ou brincando com artefatos eletrônicos, ela não está interagindo e aprendendo o máximo possível, como com outros tipos de brinquedos. Além disso, o avanço da tecnologia também altera a forma como os pais lidam com os filhos, sem interatividade e transformando o brinquedo em babá.

O Dr. Daniel Benitti, pai e cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, informa: “Segundo a Academia Americana de Pediatria, crianças com menos de 2 anos precisam de exploração prática e interação social para desenvolver habilidades cognitivas, linguísticas, motoras, emocional e social. Elas não aprenderão isso com os eletrônicos e a mídia digital”.

Isso não significa que todos os eletrônicos são ruins para as crianças, mas sim que os pais precisam cuidar e limitar melhor o mundo digital para os filhos. Por isso, seguem algumas dicas:

  1. Aplicativos de conversa por vídeo são bons para crianças, principalmente se for para falar com os avós e parentes;
  2. Para crianças de 2 a 5 anos, estipule um limite de tempo de 30 minutos por dia;
  3. Escolha jogos ou brinquedos educacionais ou interativos. Comece com ritmo lento, para que a criança tenha tempo para pensar e interagir com eles;
  4. Evite televisão, pois é a pior das mídias. Não há nenhuma interação e estudos demostram que o aumento de problemas de atenção está relacionado a um maior tempo em frente à TV. Existem programas interativos, mas o limite de 30 minutos deve ser respeitado.

Lembre-se: gaste o seu tempo com os seus filhos. Desconecte-se da tecnologia e aproveite com qualidade os momentos juntos. Isso irá beneficiar a todos.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Site: www.ocirurgiaovascular.com.br.

Publicado
Visualizações
558
Votos
1