AROMATERAPIA PARA ACALMAR A MENTE E ALIVIAR A DOR

Um cheiro de baunilha ou lavanda pode trazer lembranças agradáveis da infância. Contudo, os aromas podem fazer mais do que ativar a memória afetiva. Estudos científicos mostram que a aromaterapia – inalar ou absorver extratos de plantas – também pode ajudar a acalmar a mente e aliviar a dor.

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica que a aromaterapia é originária da China antiga, sendo utilizada no Egito por Hippocrates, o Pai da Medicina. “Ela chegou a ficar um tempo em desuso, mas está se popularizando como uma terapia para complementar o tratamento médico padrão”, indica.

Entretanto, é importante ressaltar que aromaterapia e fragrância não são a mesma coisa! Ou seja, cheirar perfume, purificador de ar ou velas não é aromaterapia. Essa prática utiliza extratos de folhas, hastes e outras partes de ervas.

“Esses extratos, chamados de óleos essenciais, contêm a essência da erva em forma concentrada com componentes químicos. São estes elementos que, ao penetrarem a pele ou mucosa do nariz e pulmão, irão fazer efeito”, explica o Dr. Daniel Benitti.

Os óleos essenciais podem ser usados da seguinte forma:

Ao penetrar na corrente sanguínea, se espera os seguintes efeitos:

Os melhores óleos essenciais para reduzir a dor e o estresse são:

“Deve-se sempre lembrar que os óleos essenciais são originados das plantas e, por isso, podem causar reação alérgica. Pessoas com alergia conhecida não devem utilizar. Além disso, deve-se lembrar de que eles são complementos ao tratamento médico e não substitutos”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Site: www.ocirurgiaovascular.com.br

Publicado
Visualizações
452
Votos
1