ESPORTES EXTENUANTES COMO CROSSFIT AUMENTAM RISCOS DE TROMBOSE E LESÕES

Hoje se percebe um aumento considerável de pessoas que praticam maratonas, iron man, ciclismo de longas distâncias e CrossFit. Contudo, todo esporte que exige muito do praticante pode causar lesões e, sendo assim, está crescendo vertiginosamente o número de danos na saúde de atletas não profissionais que estão praticando estas modalidades.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e Campinas, o corpo humano não foi feito para a prática esportiva intensa. “Todo atleta de alto desempenho tem um envelhecimento importante do corpo, desgastando precocemente as articulações e a musculatura”.

Por curiosidade, a primeira pessoa que correu a maratona morreu após completar a distância.

Atualmente, diversos trabalhos estão sendo publicados mostrando lesões em atletas amadores, principalmente na coluna,  causadas pela prática de esportes extenuantes.

“Associados às lesões, temos visto muitos casos de trombose decorrentes da prática exagerada de exercício. Estes esportes causam micro traumas repetitivos com lesão na parede das veias e, quando associados à desidratação pela perda de suor, geram trombose em pacientes novos, que não possuem outros fatores de risco”, explica o Dr. Daniel Benitti. “Infelizmente esse número vem aumentando recentemente, inclusive com muitos casos de óbito”, alerta.

Claro que exercícios físicos na dose certa fazem muito bem. Porém, em excesso, podem ser prejudiciais. Quando são extenuantes, como o CrossFit, por exemplo, liberam muita endorfina e, por isso, a pessoa sente-se bem ao praticá-lo.

“Durante a prática de qualquer atividade física é importante saber e respeitar os limites. Além disso, deve-se tomar muito líquido para evitar a desidratação, que pode agravar qualquer lesão e aumentar a chance de trombose”, indica o Dr. Daniel Benitti.

A única maneira desses casos de complicações e trombose diminuírem é com a divulgação desta informação. Compartilhe com amigos e parentes que precisam tomar cuidados com os esportes.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Site: www.ocirurgiaovascular.com.br.

Publicado
Visualizações
354
Votos
1