ONDE ESTÁ A CONSCIÊNCIA?

O que é consciência? Sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.

Mas o que é moral? É o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

Meu deus! Como é difícil saber o que é consciência pois aqui ela está ligada a moral, o certo ou o errado e ainda em atos e motivos individuais. Acho uma perfeita salada russa. É muito complicado para um serzinho tão pequeno como nós.

Esse motivos individuais parece uma imensidão de luz e escuridão vindas de todos os lados e vértices e que ainda por cima irão determinar o que é certo ou errado...

Estou com dó de mim...para piorar elas vem cercadas por regras adquiridas através da cultura, tradição, educação e cotidiano. Pasmem! Agora sei porque nós dificilmente a encontramos.

É duro gente, pois além de nossos problemas internos também temos os de convivência porque infelizmente nós não existimos sozinhos mas acompanhados de muitos amigos com a mesma eficácia de pensamento, logicas, deduções, conceitos e regras que nós.

Sabe, depois de tantos anos e experiências de vida, acho que quanto menos certeza tenho sobre algo mais perto da consciência estou e quanto mais certeza tive mais perto da ignorância fiquei.

Talvez necessitamos de uma percepção muito aguçada para chegarmos próximo a ela, pois me parece que a consciência não vem acompanhada de certezas absolutas e conhecimentos petrificados até porque a própria história humana muda mais que o vento que sopra a cada momento para qualquer lado.

Assim um ser consciente possivelmente reconhecerá sempre sua ignorância e se guiará pela prudência, paciência, cordialidade, e fará de seu imenso conhecimento e sabedoria apenas uma ponte para os ajustes de caminhos que favoreçam o bem comum e a humanidade.   

O importante não é impor e decidir, mas encontrar...

Decidir é fácil e muitos gênios (aqueles que se acham um gênio) já decidiram, mas o problema é que eles nunca encontram nada e nem chegam a lugar nenhum porque esse lugar que eles acham que existe no fundo não existe, pois o que existe é exatamente a falta de certeza do que seja melhor para todos. Assim a consciência esta na direção do entendimento e das razões que cada um possui mas que não coincidem com uma idéia fixa e continua que possa favorecer ao seu ego pessoal.

Publicado
Visualizações
110