ANTES DE SE APOSENTAR, FAÇA ESSAS 3 PERGUNTAS

O trabalho aumenta o significado da sua vida ou você está contando os meses para se aposentar? Saiba que parar com as atividades profissionais cedo pode ser ruim para a saúde (a menos que considere três fatores).

Segundo um novo estudo realizado pela Oregon State University com mais de 3.000 pessoas que se aposentaram com menos de 65 anos de idade e com 66 ou 67 anos, aqueles que se aposentaram mais tarde viveram em média 11% a mais do que aqueles que pararam mais cedo.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, explica que o trabalho é um local onde as pessoas possuem um propósito, fazem conexões sociais e permitem uma estimulação mental, além de terem senso de identidade. “Contudo, nem todos que trabalham muito vivem mais. Para isso, deve-se analisar a área de atuação e o ambiente de trabalho. Afazeres braçais e ambientes insalubres são ruins para todos”.

Dessa forma, antes de pensar em se aposentar, faça as três perguntas abaixo:

1- O que você fará para manter-se socialmente envolvido?

Você precisará de interação com outras pessoas para evitar o isolamento. Afinal, ele causa depressão e aumenta as chances de desenvolver demência.

2- O que você fará para permanecer estimulado intelectualmente? 

Junto à interação social, estimular a mente diminui o risco de demência, já que o cérebro precisa ser constantemente instigado para não comprometer as funções neurológicas. Dessa forma, comprometa o seu tempo com sabedoria.

3-  O que você fará para manter-se fisicamente ativo?

A atividade física faz bem para a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças, aliviando dores e melhorando o humor. Por isso, não espere a aposentadoria para iniciar uma atividade física. Comece a se exercitar já!

Atualidade

Devido à crise econômica pela qual o país ainda passa, muitas pessoas se aposentaram de forma forçada antes dos 65 anos. Algumas, inclusive, próximas aos 55. Como essas pessoas possuem um conhecimento enorme e são muito úteis para a sociedade, o Dr. Daniel Benitti sugere que se mantenham ativas compartilhando conhecimento com instituições sem fins lucrativos, conselhos escolares e programas comunitários. “Dessa forma, as informações certamente serão muito aproveitadas e essa prática manterá a pessoa ativa enquanto se aloca novamente no mercado”, finaliza.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Site: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado
Visualizações
119
Votos
1