O que são chatbots e como você pode usar para o seu negócio.

Chatbot ou chatterbot são robôs programados para serem usados nos atendimentos online. Eles tentam simular seres humanos quando na conversação com pessoas. Um artigo da revista Exame diz que eles estão programados para dominar o seu smartphone.

Sabe quando você acessa o messenger do Facebook e vem uma resposta automaticamente rápida? Esses são os chatbots. Os aplicativos de mensagens servem como base e a grande maioria deles foram criados para facilitar o atendimento de clientes.

É por isso que essa é uma grande inovação tecnológica que tende a ajudar muito as mais diversas empresas. Não só no messenger do Facebook que eles podem ser instalados, na verdade, grande maioria de aplicativos de mensagens possuem compatibilidade para os chatbots.

Estamos citando o Facebook Messenger pois ele já conta com 11 mil deles diz Revista Exame. Se pudermos comparar eles funcionam mais ou menos como o Siri da Apple. Com eles é possível pedir um táxi e até uma pizza. Em breve o WhatsApp deve liberar chatbots também.

Com o plano dos chatbots vivo e funcionando muitas especulações giram em torno dos aplicativos de serviço. Será que é o fim deles? A verdade é que estamos cada vez mais às voltas com o chatterbot e a tendência é melhorar ainda mais.

Ao utilizar os robôs para o atendimento de clientes há um indicativo de que o call center poder vir a ser substituído. Mas enquanto falamos do mundo digital, temos que lembrar que existem algumas pessoas que são avessas à tecnologia.

Isto será uma barreira pequena a ser quebrada pelos chatbots diante da enormidade do serviço que eles prestam. Existem chatbots que marcam até reuniões. Quer mais tecnologia do que esta?

Alguns chatbots chegam até a gravar as respostas dadas pelos clientes quando em atendimento para que possa responder outras dúvidas iguais a essa. Por isso é que conversar com eles é muito parecido com conversar com um humano.

Messenger, Skype e Telegram já estão se adequando à nova possibilidade. Se você tem dúvidas entre quais são os melhores dias para mandar o e-mail marketing, por exemplo, o chatbot pode fazer isto para você, ou seja, mais uma funcionalidade deles.

Com os chatbots a tecnologia chega cada vez mais perto da sua casa dando a você possibilidades de atuar no mercado de forma consistente e mais real. Apesar de serem robôs sua inteligência é a marca que diz à sua empresa que esta é a melhor opção.  

Publicado
Visualizações
53