VOCÊ SABIA QUE O BRASIL É RECORDISTA MUNDIAL EM AMPUTAÇÃO DE DIABÉTICOS?

Atualmente, a prevalência do diabetes está muito alta! Cerca de 8% da população mundial têm essa enfermidade, o que representa uma em cada 12 pessoas. E, para piorar, um em cada dois enfermos não sabe que tem a doença!

Dados alarmantes:

Infelizmente, no Brasil a diabetes é uma doença muito mal tratada por culpa dos médicos e dos pacientes.

Se você tem diabetes, tenho uma pergunta para te fazer: “Quantas vezes um médico examinou o seu pé?”. Provavelmente a resposta será “nunca”.

Diabetes

Quando pensamos em diabetes a primeira coisa que nos vem em mente é “açúcar no sangue” – o que chamamos de glicemia. No entanto, o diabetes é uma doença sistêmica que ataca TODO o organismo, podendo provocar danos severos ao sistema circulatório e gerar lesão nos rins, retina e nervos periféricos (quando acomete a microcirculação) e lesão arterioesclerótica nas coronárias e na circulação periférica (quando acomete a macrocirculação), além de aumentar o risco de infecções.

Essas lesões também podem ocorrer em quem tem um controle adequado da diabetes, mas são muito mais graves nas pessoas que não controlam ou que não seguem o tratamento.

Esses dados são preocupantes e alarmantes! Afinal, por ser uma doença, na maior parte do tempo, assintomática, os pacientes têm pouca aderência ao tratamento. Aqueles que realizam o controle glicêmico adequado, com dieta, atividade física e regulagem do peso se beneficiam muito em longo prazo, com aumento do tempo e principalmente da qualidade de vida.

Todo paciente diabético, tipo 1 e tipo 2, deve obrigatoriamente fazer um acompanhamento com um cirurgião vascular para realizar um check-up vascular completo – no mínimo anualmente.

SE VOCÊ CONHECE ALGUMA PESSOA COM DIABETES, A ORIENTE A PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO COM UM CIRURGIÃO VASCULAR!

Quando competente, ele avaliará o pé do paciente e irá procurar alterações na circulação, deformidades, mudanças na sensibilidade e sinais de infecção, que são mais prevalentes em pacientes diabéticos.

O paciente também deve lembrar que, quando há uma deformidade do pé, um calçado sob medida é imprescindível para o sucesso do tratamento.

Um bom acompanhamento pode evitar/prevenir amputações em até 85% das pessoas com diabetes. Passe esta informação adiante e ajude a reduzir este número assustador!

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Site: www.ocirurgiaovascular.com.br.

Publicado
Visualizações
730
Votos
1