Vitamina D3 para que serve e quais seus maiores beneficios Popular

A Vitamina D é um grupo de pró hormônios lipossolúveis, sendo que possui duas formas principais que seriam a vitamina D2 (calciferol) e vitamina D3 (colecalciferol)

Esta última é produzida quando há a exposição da pele à luz solar, mais especificamente, à radiação ultravioleta B.

Para que serve a Vitamina D3 ?.benefícios-da-vitamina-d3

A principal função da Vitamina D3 no nosso organismo é facilitar a absorção do cálcio pelo organismo de extrema importância para o bom desenvolvimento dos ossos e dos dentes a vitamina d também ajuda prevenir algumas doenças como obesidade e diabetes.

Principais Benefícios da Vitamina D3

1.Fortalece os nossos ossos:

A Vitamina D tem uma papel de extrema importância para os nossos ossos, pessoas com deficiência de vitamina D podem chegar a ter 30% menos de cálcio em suas dietas.

A falta desta importante vitamina pode causar o raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos

2. Redução no risco de diabete

O uso da vitamina D pode ajudar a reduzir o aparecimento da diabete, isso ocorre pois a vitamina D causa um tipo de secreção de insulina fazendo com que o corpo tenha condições de processar a açúcar e dessa forma evitar o aparecimento da diabete.

3. Ganho de Massa Muscular

Pesquisadores comprovaram através de estudos que pessoas que tem deficiência de vitamina D em seu organismo tendem a ter diminuição da força muscular, por outro lado pessoas que fazem uso de suplementação ou alimentação contendo vitamina D3 conseguem obter uma síntese de proteínas que ajudam a conseguir um crescimento de massa muscular, fazendo com que estes músculos consigam se gerar mais força e resistência.

Outra vantagem no ganho de massa muscular usando a vitamina D esta ligada a obter bons níveis de testosterona

4. Saúde Mental

O uso da vitamina D pode ajudar pessoas mais “velhas” a contrair algumas doenças como mal de Alzheimer e Parkinson, alem de controlar transtornos de mudança de humor como casos de depressão

O QUE VOCÊ PROVAVELMENTE AINDA NÃO SABIA SOBRE A VITAMINA D

A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.

Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.

É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.

Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.

Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.

Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20 a 30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros – é a simples deficiência generalizada de luz solar.

Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.

A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.

Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provoca deficiência crítica de vitamina D.

A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.

Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.

A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.

A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.

A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!

Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)

Fonte: https://vitaminadbrasil.org/2013/02/24/quinze-fatos-que-voce-provavelmente-nunca-soube-sobre-vitamina-d-e-exposicao-solar/

Aonde encontrar vitamina D3 nos alimentos ?.

Abaixo estão listados os principaisalimentos que contem Vitamina D3

“A luz do Sol e uma Excelente fonte de Vitamina D3, alias seria a Principal”

Vitamina D3 engorda ou emagrece ?.

Sabe aquele ditado que diz quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha ?. Bem podemos usar este “dito popular” para ilustrar uma polemica em torno da vitamina D.

Muitas pessoas tem duvidas sobre a questão se a vitamina D emagrece ou engorda, o que podemos dizer que nem uma coisa nem outra, na verdade todo esta relacionado a cada organismo e como cada pessoa faz uso desta vitamina.

Relação da Vitamina D com possível Ganho de Peso:

O ganho de peso usando a vitamina D se da pela questão da produção hormonal, estudos internacionais mostraram que o uso em grande quantidade de vitamina D causa um aumento na produção de testosterona.

Mais o que a testosterona tem a ver com ganho de peso ?. Bom a testosterona é importante para se ganhar peso, pois ela gera um aumento de massa muscular, o que pode ser benéfico afinal de contas quem não quer ganhar massa muscular ?.

Relação da Vitamina D com possível Perda de Peso:

Bom na verdade nada foi realmente comprovada sobre se a ingestão da vitamina D pode ou não fazer uma pessoa perder peso realmente ou seja se a vitamina D esta totalmente ligada a perda de peso.

Vale ressaltar que a grande maioria da população tem alguma deficiência na sua dieta em relação a Vitamina D, isso sim se torna uma assunto preocupante.

Qual a dosagem diária correta de Vitamina D ?.

Intervalo do IMC Suplementação necessária para atingir níveis de 60 ng/mLBaixo peso ( 35) > 20.000 UI/d

Fonte: https://vitaminadbrasil.org/2014/11/28/quanto-de-vitamina-d-precisamos-tomar/

Saiba Mais Sobre A Vitamina D3

Podemos encontrar Vitamina D3 em Suplementos ?.

Sim alias esta e uma das formas mais “fáceis” de se ingerir vitamina d3 no mercado da suplementação temos alguns suplementos que contem a vitamina D3 um dos mais usados atualmente esta sendo o Metradol que tem em sua Formulação a Vitamina D3 em grande quantidade, alem de outras componentes muito poderosos como Magnésio, Vitamina B6, Vitamina B12, Zinco e Vitamina B3

Publicado
Visualizações
80.231
Votos
46