A Importância do Livro de Provérbios Para os Nossos Dias

Estamos vivendo dias em que os padrões de comportamento são os mais diferentes possíveis, sendo aceitos pela maioria da sociedade, independentemente se estes se encontram respaldados ou não, em valores e princípios morais.

Há uma tendência para se cultuar o corpo, à custa da negligência do cuidado com a alma e o espírito.

O imediatismo prático de nossa época tem influenciado a própria Igreja, pela dificuldade cada vez maior de se aplicar padrões de ensino/aprendizagem dos princípios revelados na Palavra de Deus.

As manifestações emocionais, os êxtases místicos, apresentações teatrais, entre outros têm ocupado o lugar que era devido à pregação e ao ensino da Palavra de Deus, que sempre norteou o comportamento dos crentes no passado.

Não admira, portanto, que se veja tanto comportamento antibíblico sendo tolerado e até mesmo justificado, por aqueles que o praticam, apesar de se confessarem servos de Cristo.

É um grande engano se pensar em vida consagrada e devotada a Deus pela mera prática religiosa mística, quando não é acompanhada pela devida mudança dos velhos hábitos mundanos de vida.

O alvo do evangelho é o de transformar a mente e o coração; o que é feito, sobretudo pela implantação das virtudes de Cristo no crente, pela Palavra de Deus, consoante a operação poderosa do Espírito Santo.

Por conseguinte, temos no livro de Provérbios uma grande fonte na qual podemos aprender qual é o tipo de comportamento que convém aos servos de Jesus Cristo, para o inteiro agrado de Deus.

  Pr Silvio Dutra

Publicado
Visualizações
674