MACRO E MICRO AMBIENTE - MULTINACIONAIS BRASILEIRAS

UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DO MACRO E MICROAMBIENTE

Arthur dos Santos Hermes 1

Caio Cesar Ferrari Santangelo 2

RESUMO

Empresas operam em um ambiente de marketing, que constantemente são afetados por forças e fatores que influenciam a capacidade de desenvolvimento eligação com o mercado ou público alvo, a fins de atingir a eficácia. O ambiente é mutável, sofre mudanças constantes e prospecta novas tendências, é possível prever futuras mudanças, as empresas precisam estar atentas ao mercado, as novas mudanças, readequação, reinvenção.

Palavras-chave: marketing, macroambiente, microambiente, mercado, tendências de mercado.

RÉSUMÉ

Les entreprises évoluent dans un environnement de marketing qui sont constamment affectée par les forces et les facteurs qui influencent le développement de la capacité et la connexion avec le marché ou le public cible, le but d'atteindre l'efficacité. L'environnement est en train de changer , est en constante évolution et les perspectives de nouvelles tendances, il est possible de prévoir les changements futurs, les entreprises doivent être conscients du marché, les nouveaux changements, la révision , la réinvention.

Mots-clés: marketing, environnement macro , micro - environnement, le marché , les tendances du marché .

1 Tecnólogo em Sistemas de Informação pelo SENAI São João Batista, Graduando em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí.

2 Professor Mestre em Administração e Marketing Internacional pela Universidade do Vale do Itajaí, professor dos cursos de Relações Internacionais.

MACRO E MICROAMBIENTE

Segundo Kotler “uma tendência é uma direção ou sequência de eventos que tem determinados impulso e duração.” Para o autor fica claro a importância da evolução cultural que o mercado sofre, as empresas, as multinacionais precisam acompanhar e identificar quais são as tendências atuais do mercado, e possivelmente as do futuro mercado. Estar à frente disso pode ser de fato um critério de sobrevivência na era da tecnologia, da inovação, do empreendedorismo, das empresas competitivas.

O marketing se desenvolve em um microambiente ou em um macroambiente, ambos os ambientes criam o marketing, pois não é o ambiente que se adequa a empresa ou ao produto, mas sim a empresa e o produto que se adequam ao mercado, salvo exceções quando tal produto inovador em que criasse uma nova necessidade o produto já nasce juntamente com este ambiente.

O microambiente sempre estará próximo a empresa, a elaboração dos objetivos, os planos da empresa, as metas, tudo isso incorpora todos os setores de uma empresa ou indústria englobando fornecedores, concorrentes, clientes e etc., neste sentido o marketing acaba sendo influenciado direta ou indiretamente pelos objetivos gerais da empresa, pois desenhara o caminho ao qual a empresa deve prosseguir.

O macroambiente vai além destes conceitos, onde a empresa não possui poder de atuação, apenas de adaptação, onde outras empresas competem pelo mercado, pelas novas tendências, pelos gostos do público ou dos consumidores, englobando múltiplos ambientes tais como; ambiente natural, ambiente tecnológico, ambiente político e legal, ambiente sociocultural, ambiente econômico, ambiente demográfico. O macroambiente se concentra no campo das variáveis.

Profissionais da área de marketing precisam reconhecer o potencial das empresas em captar informações consistentes e atualizadas no desenvolvimento de um plano eficiente de marketing, estando apto a novas e rápidas mudanças. Kotler e Keller afirmam que o clima de entendimento inspira a necessidade básica de processos e tomadas de decisão, onde o marketing e as empresas necessitam ter informações abrangentes e atualizadas do mercado, tendo em vista as tendências do macroambiente e principalmente os efeitos do microambiente aplicados a cada setor da indústria ou negócio.

Na busca por novas ferramentas surge na área de marketing a ferramenta de análise SWOT, onde proporciona as empresas um panorama de estudo do ambiente externo e interno. A análise SWOT do inglês e na tradução livre para o português que representa; forças, fraquezas, oportunidades, ameaças, quatro fatores que podem influenciar qualquer empresa em qualquer setor ou área de atuação.

O profissional de marketing aprende a identificar as possíveis ameaças e oportunidades que o mercado interno e externo proporciona, o que tende a elevar a empresa a uma escala maior de mercado. As empresas aprendem a identificar as necessidades de informação que seus gerentes projetam em seus sistemas de marketing, desta forma gera-se um cruzamento de informações, onde gestores podem analisar possíveis variáveis que gerem riscos e oportunidades.

CONCLUSÃO

De fato, as empresas precisam estar conectadas com seu setor de marketing, e o uso de ferramentas com SWOT, e tantas outras ferramentas que possibilitam a identificação do mercado por meio da análise é de extrema importância, fundamentalmente entender como o ambiente interno e externo age pode reduzir em grande medida problemas de negócio, e garantir a sobrevivência da empresa neste novo mercado que se auto regula e que se modifica constantemente.

Porém, identificar estas oportunidades e riscos de mercado podem não ser a garantia para o sucesso, visto que as mudanças culturais ocorrem de forma frequente, compreendendo desta forma que a todo instante novas oportunidades e ameaças podem ser criadas pelo mercado.

Neste cenário global de rápidas mudanças, a empresa precisa estar atenta e monitorar constantemente as forças internas e externas que agem sobre seu negócio, a palavra reagir se enquadra fatidicamente como Kotler mesmo afirma que algumas variáveis vão além da compreensão e poder da empresa, no entanto ela deve estar atenta e agir conforme a necessidade e demanda do mercado, o marketing não pode parar, ele deve ser mutável da mesma forma ao qual o mercado atual se tornou.

REFERÊNCIAS

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo : Prentice Hall, 2000.

Material Didático - Marketing Internacional, Univali. Disponível em: <http://siaiap27.univali.br/material/?control=Mural&action=index&id=14593> Acesso em 18 de agosto de 2015.

Publicado
Visualizações
12.223
Votos
5